sábado, 27 de junho de 2009

Trabalho na Comunidade

IV Breve Rosário (composto do livro “Agni Yoga. Comunidade”)
AUM TAT SAT AUM

Estamos dissipando superstição, ignorância e medo. Estamos forjando coragem, vontade e conhecimento. Todo esforço para a iluminação é benvindo. Todo preconceito, causado pela ignorância, é exposto. Vós que labutais, não estão vivas em vossa consciência as raízes da cooperação e da comunidade? Se esta chama já iluminou vosso cérebro, adotai os signos do Ensinamento de Nossas montanhas. Vós que trabalhais, não fiqueis cansados confundindo-vos sobre certas expressões. Toda linha é a mais alta medida da simplicidade.
Saudações aos trabalhadores e buscadores!
AUM TAT SAT

1. Nosso sentimento é de ausência de especialidade, porquê Nós vivemos para o inteiro complexo da vida. Todo especialista que Nos aborda inevitavelmente perde seus óculos monocromáticos. Por conseguinte, façam todo esforço para que a especialidade se torne apenas um dos pratos em sua mesa. Como os pássaros sobre a Terra, como abelhas sobre todas as flores, podemos abraçar o universo inteiro. (14)*

АUМ

2. A estrutura da comunidade ama a intensidade. Pode-se observar como a intensidade é de ajuda durante várias manifestações. Mesmo uma simples tensão do corpo reforça manifestações elementares. Não só sobrecarregar os centros nervosos mas também as contrações musculares criam uma reforçada emanação de sentimentos. Não sentar em calmo conforto, mas distender-se os membros em labutar produzirá uma saturação de energia. Mas de fato a tensão corporal é só para as manifestações mais elementares; tensão dos centros cerebrais é necessária. Intensividade contínua será a melhor. (155)

АUМ

3. Demos-lhes um retrato de Nossa Comunidade. Nossos recursos são intensificados para o Bem Comum. Cada um trabalha em plena prontidão. Nossa comunicação sem fios trouxe um apelo urgente – ação pessoal é necessária. O conselho eleito designa um agente executivo. Às vezes o agente conhece o inteiro processo do discurso, mas às vezes só é dada uma ação intermediária. Freqüentemente existe tempo suficiente apenas para escolher a vestimenta necessária e talvez um livro que só foi começado vai para a biblioteca não lido. Freqüentemente a duração da comissão é indeterminada. Freqüentemente os resultados do recado não são vistos. O que então induz o selecionado a se pôr alegremente a caminho? O que o ajuda a se apressar no frio e sobre os blocos de gelo? Que espécie de ordem pode evocar este labor estrênuo? Esta jubilante prontidão cresce de vigilância habitual. (155)

АUМ

4. Quando Eu os aconselho a desenvolver intensividade e vigilância, Eu não falo pelo propósito de carregá-los. Meus conselhos prevêem exultação como resultado final. Aqueles que temem labor intenso são temerosos das formas e leis da energia. Que eles prossigam rumo às luas em decomposição. Que eles suplementem com sua própria dissolução aquilo que está sujeito a fundamental re-formação. Saibam como antever o júbilo! (155)

АUМ

5. Quer Eu esteja correndo ou parado, ainda estou me esforçando. Quer Eu esteja aprendendo ou dando conhecimento, ainda estou me esforçando. Quer sozinho ou na multidão, ainda estou me esforçando. Como intensificar o esforço? Onde estão suas raízes e condições? Sobre qualidade de labor e ação vocês já ouviram. Estas são as condições: plena sobrecarga e a percepção da insegurança da vida. Sobrecarga coloca o corpo na direção da tensão. Percepção do perigo de cada hora da vida proverá sensitividade e o conhecimento da irrevogabilidade. (180)

АUМ

6. O que considerar manifestação de trabalho é uma questão difícil. Sabemos que a resposta está na qualidade, e não em volume e quantidade. Mas pessoas novas freqüentemente não vêem a qualidade para elas o sinal do volume externo ensombra a substância. Porquê de leveza mental eles se ocupam com bolhas que explodem, e então tomama o arco-íris da decomposição pela luz da iluminação. Mesmo mentes suficientemente experientes ficam ocupadas com cálculos mecânicos em vez de confrontar a substância. Como dizer-lhes que só qualidade há-de as iluminar e afirmar? Distingam grandes obras de cadáveres. (185)

АUM

7. Freqüentemente a comunidade é acusada de fazer violência à liberdade da individualidade. Esta acusação é aplicável a qualquer estado de compromisso mas não à comunidade. Numa comunidade consciente existe um lugar para todo labor. Cada um pode selecionar sua tarefa à vontade, pois todo labor é aguçado por novas realizações. Não existe o tédio do desempenho mecânico, pois o trabalhador é ao mesmo tempo um experimentador. Ele compreende a significaçãodo problema de introduzir aperfeiçoamento de trabalho sem perturbar o complexo geral do ritmo. (202)

АUМ

8. Citemos o exemplo de Nossa Comunidade. Nosso Amigo, o químico V., deseja se ocupar com uma nova análise de raios – ninguém o impede. Nosso Amigo K. deseja aperfeiçoar o rádio pela aplicação de novas ondas de luz – ninguém o obsta. Nossa Irmã P. está ocupada com o problema social de um país vizinho – ninguém interfere com ela. Nossa Irmã U. está ocupada com agricultura e introduz muitas adaptações – ninguém a obsta. A Irmã O. ama plantas medicinais e problemas de educação – ninguém a dificulta. O Irmão H. inventou um tear notável, e também trabalha na reorganização de comunidades. O Irmão M. está ocupado com pesquisas históricas. Nosso sapateiro escreve notáveis tratados filosóficos. Cada um decisivamente encontra trabalho para se satisfazer e pode mudá-lo à vontade. Assim, necessário é tanto o desejo de trabalhar e a consciência aberta pela qual cada labor se torna atraente. Pois o labor é desempenhado para o futuro, e cada um traz sua melhor pedra. Aqui e agora ante a face das montanhas, Nós falamos para o futuro. E vocês transmitirão estas palavras para os moradores dos vales, e uma vez mais eles lembrarão da possibilidade da existência da Comunidade. (202)

АUМ

9. Foi repetido de novo e de novo – como encontrar alegria no labor eterno e na eterna vigilância. Vocês ouviram música e canto em Nossa Comunidade. Estes devem ser vistos como uma parte do labor. Usualmente, sob a influência dos sons pessoas caem em inação psíquica e ficam até incapazes de criar formas. Isto resulta do costume de entender reposuo como torpor. Pode-se ficar acostumado a fazer uso da arte como uma condensação de forças. Um trabalho de beleza pode produzir não só uma elevação de atividade mas também um aguçamento das forças. Mas deve-se aceitar este fato conscientemente e aprender a fazer uso das emanações de criatividade. Pode a estrutura de uma comunidade ser concebida sem cristais de som e cor? Veramente, isto seria um buraco de toupeira. Os portadores de som e cor devem trazer à comunidade um vaso não entornado. Conhecimento e criatividade serão o Amrita da Comunidade. (224)

АUМ

10. A cooperativa não é uma venda mas uma instituição cultural. Pode haver também comércio dentro dela, mas sua base deve ser de iluminação. Só ao longo de tais linhas é possível aplicar cooperação à nova vida. Tal unidade não é fácil; as pessoas ficaram acostumadas a combinar comércio com cupidez. Tal erro é difícil de erradicar. Mas, de modo inadiável, por meio de educação escolar, a significação de trocas saudáveis deve ser revelada. Ganhar dinheiro não é cobiça. Receber salários pelo trabalho não é crime. Pode-se ver que labor é o único valor justo. Assim, sem agitações e confusão e possível expor tudo sob a bandeira da Iluminação e Paz. (271)

AUM AUM TAT SAT AUM
*O número do parágrafo tirado do livro “Agni Yoga. Comunidade”, foi indicado entre parênteses depois de cada parágrafo.
PAZ, LUZ E AMOR A VOCÊS!
Copyright © 2005 - 2008. SiriuS. Todos os direitos reservados.
Tatyana Mickushina
Omsk, Russia

Nenhum comentário: