domingo, 28 de junho de 2009

Uma característica da Comunidade é a alta ética

III Breve Rosário (composto do livro “Agni Yoga. Comunidade”)
AUM TAT SAT. AUM
Estamos dissipando superstição, ignorância e medo. Estamos forjando coragem, vontade e conhecimento. Todo esforço para a iluminação é benvindo. Todo preconceito, causado pela ignorância, é exposto. Vós que labutais, não estão vivas em vossa consciência as raízes da cooperação e da comunidade? Se esta chama já iluminou vosso cérebro, adotai os signos do Ensinamento de Nossas montanhas. Vós que trabalhais, não fiqueis cansados confundindo-vos sobre certas expressões. Toda linha é a mais alta medida da simplicidade.
Saudações aos trabalhadores e buscadores!
AUM TAT SAT. AUM
1. A principal compreensão será do fato que labor pode ser relaxamento. Muitos divertimentos terão que ser abolidos. Principalmente, deve ser compreendido que os produtos da ciência e da arte são para educação, não diversão. Muitos divertimentos terao que ser destruídos como focos de vulgaridade. A vanguarda da cultura deve varrer os antros de tolos passando tempo sobre uma caneca de cerveja. De modo similar, o uso de profanidade deve encontrar uma penalidade bem mais severa. De modo similar, manifestações de estreita especialização devem ser desaprovadas. (63)*

АUМ

2. Cupidez é grossa ignorância. Só cooperação sincera pode salvar de tal sarna maligna. Um homem cobiçoso tem um selo em sua face. Ele não está preocupado com o coração; sua taça é amarga. E para o homem cobiçoso, o Mundo Sutil é só uma fonte de tormento. (113)

АUМ

3. Nós não amamos o ignorante, Nós não amamos covardes que em seu terror pisoteiam as possibilidades da evolução. Apagadores de fogos, odientos da Luz, não são vocês todos semelhantes, de qual lado venham rastejando! Vocês querem pôr fora a chama do conhecimento; mas a comunidade ignorante é uma prisão, porquê comunidade e ignorância são incompatíveis. É necessário saber. Não creiam, mas saibam! (119)

АUМ

4. As pessoas não comem cadáveres, mas animais abatidos são comidos. Deve se perguntar: “Onde está a diferença – não é um animal abatido um cadáver?” Aconselhamos a não usar carne por razões de simples preparo físico. De fato, qualquer um entende que fazer uso de células em decomposição é danoso. Mas quando esta decomposição começa? No momento da cessação das funções da vida, o corpo perde sua radiação protetora e a decomposição se instala imediatamente. Por conseguinte, a sabedoria mundana sobre não comer cadáveres é hipocrisíaca. Nós recomendamos alimento farináceo, produtos lácteos e vegetais, onde existe menos decomposição. (148)

АUМ

5. Verdade, o processo vital das plantas parece com o dos animais, mas pode-se ver que a decomposição das plantas começa muito mais tarde. Vegetais são melhor usados ou frescos ou secos em grande calor. É melhor para nós usar pão não levedado feito sem gorduras. Existem bastantes substâncias gordurosas na manteiga e no óleo vegetal. Seu termo “vegetarianismo” é desafortunado; ele enfatiza uam divisão de acordo com o princípio e não de acordo com a essência. Na comunidade o alimento deve ser vegetal, pois os membros da comunidade seguem o máximo preparo físico. No caminho não sejamos mesquinhos. Não esqueçamos a utilidade da resina em todas as suas formas. No caminho lembremos que comer duas vezes por dia é suficiente. Não sentemos muito tempo à mesa. (148)

АUМ

6. Recordemos as qualidades absolutamente inadmissíveis na comunidade: ignorância, medo, falsidade, hipocrisia, cobiça, usurpação, bebedeira, fumo e obscenidade. Alguém pode dizer: “Querem reunir anjos?” Então perguntaremos: “São todos aqueles na terra mentirosos e beberrões? Conhecemos muitos que são corajosos e sinceros” Novamente dirão: “Os requisitos são altos demais”. Replicaremos: “Pode ser que vocês só têm bocas-sujas e egoístas?” Todos estes requerimentos são amedrontadores só para o cidadão mais reles, que esconde seu tesouro sob sua soleira. Nos Himalaias, há muito tempo Nós encontramos pessoas para quem as estipulações acima não são o papão. (178)

АU<>M <>

7. Eu aconselho a observar os membros da comunidade. Se alguém não pode conter todas as condições, que ele seja privado de todas as possibilidades de cooperação. Que ele aja como um animal até que se sinta atraído para a humanidade. Tanto tempo quanto a consciência não tenha aceito a comunidade, a coisa mais ínfima parece incontornável. É possível renunciar a toda fraqueza se a tarefa do futuro é clara. Pensem sobre serem anexados ao futuro e o medo do presente se dissolverá. Não tomem o que foi dito como uma frase pomposa, mas, pedreiros, esquadrejem seus corações de pedra. Atrás do coração, o cérebro petrifica. Pode alguém duvidar que vocês quereriam conquistar seus defeitos? Para começo, não mintam, não temam, e aprendam cada dia. Não é necessário repetir isto aos membros da comunidade, mas podem existir pseudo-membros, e estes devem ser isolados como se infectados com sífilis. (178)

АUМ

8. É desejável reunir largamente cooperadores jovens. O Instrutor preferiria ver uma intensa busca antes que maledicência mesquinha. A escuridão pende sobre aqueles que são medrosos; dano real é menos notável para eles que um cabelo novo na cabeça de um vizinho. É possível pensar em comunidade quando ocupado com maledicência? Mas a dificuldade é diminuída quando sabemos que os soldados da difamação podem ser mantidos além das paredes das novas cidades. (208)

АUМ

9. Que os maledicentes olhem para a lista de tudo difamado por eles. Não será esta uma lista de descobertas evolutivas humanas? Nenhuma difamação tem qualquer influência sobre o efeito da evolução. Mas a difamação é um devorador de fluido vital, e do ponto de vista do preparo físico deve ser destruída. Uma palavra abusiva absurda não é freqüentemente acompanhada por pensamento distinto, mas a difamação, por natureza, é afim a tudo criado na escuridão, e o pensamento o carrega inaudivelmente como uma coruja em vôo. Alguém pergunta: “Por que dar tanta atenção à difamação?” O inquiridor não sabe de economia de energia. Não é necessário sofrer sobre a estrada estar cheia de lixo, mas ai daqueles que espalham o lixo! (208)

АUМ

10. Toda compulsão é condenada. Escravidão compulsória, casamento compulsório, labor compulsório incita rebelião e condenação. Mas de todas as formas de compulsão, a mais culpável e feia é a comunidade compulsória. Cada compulsão é fadada a uma reação, e a pior forma de compulsão é fadada à pior reação. (219)

АUМ AUM TAT SAT. AUM
*O número do parágrafo tirado do livro “Agni Yoga. Comunidade”, foi indicado entre parênteses depois de cada parágrafo.
PAZ, LUZ E AMOR A VOCÊS!
Copyright © 2005 - 2008. printEmail("SiriuS") SiriuS. Todos os direitos reservados.
Tatyana Mickushina
Omsk, Russia

Nenhum comentário: