domingo, 21 de junho de 2009

Recomendações para a criação de uma Comunidade

VI Breve Rosário (composto do livro “Agni Yoga. Comunidade”)
AUM TAT SAT. AUM

Estamos dissipando superstição, ignorância e medo. Estamos forjando coragem, vontade e conhecimento. Todo esforço para a iluminação é benvindo. Todo preconceito, causado pela ignorância, é exposto. Vós que labutais, não estão vivas em vossa consciência as raízes da cooperação e da comunidade? Se esta chama já iluminou vosso cérebro, adotai os signos do Ensinamento de Nossas montanhas. Vós que trabalhais, não fiqueis cansados confundindo-vos sobre certas expressões. Toda linha é a mais alta medida da simplicidade. Saudações aos trabalhadores e buscadores! Estamos dissipando superstição, ignorância e medo. Estamos forjando coragem, vontade e conhecimento. Todo esforço para a iluminação é benvindo. Todo preconceito, causado pela ignorância, é exposto. Vós que labutais, não estão vivas em vossa consciência as raízes da cooperação e da comunidade? Se esta chama já iluminou vosso cérebro, adotai os signos do Ensinamento de Nossas montanhas. Vós que trabalhais, não fiqueis cansados confundindo-vos sobre certas expressões. Toda linha é a mais alta medida da simplicidade.

Saudações aos trabalhadores e buscadores!
AUM TAT SAT.

1. Se alguma pessoa muito ignorante e não desperta disser que do Ensinamento que ele é aparentemente um tipo muito diferente de ensinamento comunal – saibam como replicar justamente. Digam que toda comunidade baseada no labor e no conhecimento da realidade não ameaça os processos de aperfeiçoamento da humanidade. Devido ao movimento do Cosmos, é impossível permanecer imóvel. Existe movimento para trás ou para a frente. (127)*

АUМ

2. Todos que percebem conscientemente a comunidade se movem adiante. E não pode haver comunidades opostas uma a outra; tal como não se pode contrastar diferentes aspectos da sensação de fome. Assim, contra a comunidade só falará aquele que começou a se mover para trás, entrando na formação do refugo cósmico. (127)

АUМ

3. Membros de comunidade inexperientes têm uma quantidade considerável de suspeita e presunção, mas uma comunidade é considerada por Nós como uma forma de vida aceita. E Nós podemos falar sobre ela com toda a lucidez de longa experiência. Nós não somos amedrontados por qualquer confusão mental. Nós vimos refugo cósmico bastante e Nós não estamos dispostos a ser uma parte dele.(127)

АUМ

4. Menos de tudo Nos interessa afirmação verbal. A significação para Nós jaz no estado de consciência e ação. Enquanto os médicos observam as sensações internas e as flutuações da condição do paciente, e não dão atenção a suas queixas, assim Nós não damos atenção a asserções verbais mas pesamos a qualidade da ação. Antigos métodos de teste são usados por Nós. O teste é de longa duração e inesperado. Lembram dos exercícios do Buda com seus discípulos relacionados à inexpectativa? (179)

АUМ

5. Poderia a inexpectativa testar o medo ou a falsidade? Precisamente, inexpectativa. Necessidade não será o fator decisivo. Um ladrão ante um juiz parece um modelo de honestidade. Olhem para ele não ante o juiz, mas na escuridão de uma viela. Não rejeitem testes, pois a solução da realização da vida deve ser testada pelo fogo, como o aço. Aqueles que acreditam nas palavras são ou inexperientes ou inconstantes. O experimento pode passar para a imutabilidade só por esforço inalterável. Sabem como se esforçar? (179)

АUМ

6. A comunidade, sendo um companheirismo primeiro de tudo, coloca como condição para entrada duas decisões conscientes: labor sem limite e a aceitação de conversas sem rejeição. É possível eliminar a timidez por meio de uma dupla organização. Como resultado de labor ilimitado pode haver um alargamento de consciência. (133)

АUM

7. Mas muitas pessoas, não más, pelo contrário, não visualizam os resultados, ficando amedrontadas pelo incessante labor e enormes tarefas. E contudo elas aceitaram basicamente a idéia da comunidade. Seria danoso incluir estas pessoas ainda fracas na comunidade; mas para não extinguir seu esforço não se deve expulsá-las. Por isto é útil ter uma segunda organização – amigos da comunidade. Aqui, sem abandonar a costumeira ordem da vida, estes adventícios podem se tornar mais profundamente conscientes da comunidade. (133)

АUМ

8. Tal dupla organização permite a preservação de uma sinceridade bem mais concentrada no trabalho. Se, entretanto, uma entrada formal na comunidade mesma for permitida, ser-se-á obrigado a ejetar periodicamente os impróprios. Em outras palavras, a comunidade cessará de existir completamente. Será simplesmente uma instituição sob um rótulo falso, ao lado da qual o Sinédrio dos Fariseus seria uma instituição altamente virtuosa. (133)

АUМ

9. Os amigos da comunidade provêem a possibilidade de ter uma reserva sem perigo de trair as bases do Ensinamento. Amigos da comunidade não escondem sua fraqueza, e isto dá a possibilidade de fortalecê-los exitosamente. De fato, Nós usamos a palavra “amigos” porquê para o Ocidente este termo é mais compreensível. Entre Nós, chamamo-los discípulos de um certo grau, mas o Ocidente mal concebe Nosso conceito de discipulado. Por conseguinte, mantenhamos a designação melhor conhecida – amigos da comunidade. (133)

АUМ

10. É absurdo para o Ocidente não aceitar Nossas proposições simples, fortificadas por longa experiência. Nossas Comunidades são antigas! Não entenderam as melhores pessoas a comunidade, não propondo qualquer outra forma? Da comunidade para os mundos longínquos!(133)

АUМ
AUM TAT SAT. AUM

*O número do parágrafo tirado do livro “Agni Yoga. Comunidade”, foi indicado entre parênteses depois de cada parágrafo.
http://sirius-ru.net/ http://www.sirius-eng.net/
PAZ, LUZ E AMOR A VOCÊS!
Copyright © 2005 - 2008. SiriuS. Todos os direitos reservados.
Tatyana Mickushina
Omsk, Russia

Nenhum comentário: